Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Bolo de Besouro X Ki-suqui de Groselha

X

Durante essa uma semana que passei lá em casa em Prainha todos os momentos que eu tinha eram voltados para conversar com meu Pai velho e em uma dessas conversas eu perguntei para ele sobre os meus padrinhos de batismo (Dona Estela e Seu Dudé) e ele me disse que há tempo eles não vinham à Cidade (Meu padrinho é fazendeiro, chique ? E eles vivem na fazenda e só de vez em quando vêem à Cidade).
Daí lembrei-me de uma História engraçada que aconteceu na casa dos meus padrinhos e fiz o papai lembrar também. Como meus padrinhos morram na fazenda era muito difícil eu vê-los, mas toda vez em que eles vinham à Cidade o papai levava a Elyane e a mim para visitá-los e nós adorávamos porque minha madrinha sempre nos servia doces maravilhosos feitos por ela na fazenda, em uma dessas visitas ela nos serviu primeiramente doce de leite e depois ela nos trouxe refresco e um bolo de chocolate com umas coisinhas estranhas por cima, a Elyane nem percebeu e como estava “Brocada” comeu tudinho, mas eu puxei na camisa do papai e pensando que estava falando baixinho no ouvido dele, eu disse: “Papai eu não quero comer esse bolo porque tem besouro em cima dele”, então todos na sala inclusive a Elyane deram uma gargalhada e o papai como quem fala (oh cunhã besta) disse : “Menina, isso é ameixa roxa, pode comer sem medo”...Huuuum, eu falei! Mas mesmo assim não quis correr o risco, afinal eu nunca tinha visto um negócio daqueles e enquanto todos “enchiam a pança” eu a besta velha fiquei só no Ki-suqui de Groselha(Para Deise Dantas).
Por: Elayne Costa

80 Anos


Quando minha mãe lembra de alguma coisa que ela fez, ela tem o costume de falar assim: “Poxa semana passada eu estava em tal lugar ou eu fiz tal coisa”, hoje eu copiei essa frase dela “Poxa semana passada eu estava lá em Prainha”...Ai Ai, bateu uma sudade!
Pois é, na semana passada aconteceu mais um evento da Família Costa, o Aniversário de 80 Anos da minha Vózinha Luiza e é claro que nós estávamos lá, menos a Elyane porque ela tinha que fazer a ré matrícula na facul.
A Festa foi dia 19 de Agosto e começou com uma Missa em Ação de Graças ao Niver da Vovó, depois os “Comes e bebes” (Como diz o caboclo) e no dia seguinte um churrasquinho no Sítio da Família. Foi tudo muito lindo, todos os 12 filhos da Vovó estavam presentes, muitos netos dela estavam presentes também, principalmente os 17 filhos da Tia Delza e do Tio Gregório, mas o que emocionou a todo mundo que participava da Missa foi a hora da entrega das 80 Rosas para a nossa Vózinha, mas no final parece que por dedo de DEUS sobrou uma única Rosa, então o papai pegou e entregou para a Vovó em nome da Elyane...Bem, daí pronto! Quem não tinha Chorado no decorrer da Missa naquele momento se desfez no choro, a Tia Rosenilda foi a Primeira, depois a Tia Maria, Tia Gorete, Tia Josi e o Soluço de Choro de espalhou pela igreja inteirinha e foi assim que aconteceu Queridos Irmãos.


Por: Elayne Costa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Freirinha


Eu sei que todos vocês que não conhecem a nossa história devem se fazer várias perguntas como: “Quem são as filhas de Francisco?”, “Se elas são Elayne & Elyane, porque só a Elayne escreve para o Blog?”... Pois é! Vocês lembram da mensagem que a Elyane mandou para mim que foi responsável pelo primeiro post do Blog? (No Prefácio)
Aquela mensagem foi enviada de São Paulo de Olivença porque naquele período a Elyane estava em Missão pela Comunidade onde ela é consagrada (Comunidade de Vida que pertence à Comunidade Hallel), ela não é freira, mas chamo ela de Freirinha! Então com sua ausência ou por falta de tempo eu não podia contar ainda com ela para ajudar-me a relatar nossa Vida com Francisco.
Mas lá pelo comecinho do Mês de Agosto desse ano ela me mandou uma mensagem que dizia que o Conselho da Comunidade Hallel decidiu que ela voltaria para Manaus para retornar à Faculdade e no Dia 10 de Agosto (Dia do Seu Aniversário) ela chegou em Manaus e dia 13 ela renovou seus votos e se tornou Noviça da Comunidade de Vida, ela enfim ganhou a pertença cor creme.
Todos subiam no altar para renovar seus votos e ninguém conseguiu me emocionar, mas quando minha “Teresinha” foi ao encontro do seu Amado Jesus parecia que eu estava representando a Mamãe e o Papai não só em sua Ausência, mas também no Orgulho e em cada lágrima caída de meu rosto, enfim foi lindo!
P.S.: Aguardem as Postagens da Elyane.
Por: Elayne Costa

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Feliz Aniversário Elyane


No dia 07 de Setembro de 1987 o papai assistia na TV o Desfile de Independência que acontecia em Brasília-DF, haviam pelotões diversos, mas o que lhe chamou mais atenção foi o pelotão onde estava sendo feita uma acrobacia, eles faziam uma “Torre Humana” e a menina que ficava no topo da torre chamava-se Elayne de onde surgiu meu nome e dois anos depois em 10 de Agosto de 1989 o papai só fez mudar algumas letrinhas e nasceu a Elyane, daí os nossos nomes de “Dupla Sertaneja – As Filhas de Francisco”.
Não diferente de Zezé de Camargo & Luciano (Os 2 filhos de Francisco), nossa vida também foi cheia de histórias divertidas e histórias tristes também. Começando com as histórias de “esperteza” da Elyane quando eu apanhava no lugar dela!
Quando eu brigava com ela EU APANHAVA, quando ela brigava comigo EU APANHAVA, quando ela quebrava os vasos de planta da mamãe EU APANHAVA, quando íamos brincar no quintal da vovó Luiza EU APANHAVA, mas adivinha por quê? Porque ela era muito esperta e sabia que o papai não conseguia se abaixar para puxar ela debaixo da cama, ela se escondia debaixo da cama e se safava e EU APANHAVA! (Uma tia minha descontente com a idéia de eu apanhar sozinha me ajudou a bolar um projeto: fazer uma vara e dar de presente ao papai para cutucar ela quando isso acontecesse, mas meu plano não foi executado.) APESAR DE TUDO QUANDO LEMBRAMOS DAMOS GRANDES E GOSTOSAS RISADAS!
No Dia 15 de Janeiro de 2004 viemos morar com nossa irmã em Manaus para estudar por que nossa Cidade não tinha estrutura de estudo e nesse ano quando o papai escutava a música da dupla Rick & Renner – Filha, ele se “desembestava”a chorar porque nesse mesmo ano a Elyane completava 15 anos. O trecho em que ele chorava era esse:

“15 anos faz agora

É de alegria que meus olhos choram

Meu pequeno anjo que agora fascina

Para mim vai ser sempre minha menina
...
Filha onde você vai

Pode não sobrar um lugar pro seu pai

Mas tenha certeza que eu vou sempre estar

Perto de você onde quer que vá”

Pois é ! Hoje a maninha completa 21 anos e saiu de casa aos 14 anos, longe de casa fomos forçadas a amadurecer mais cedo e graças a esse incentivo dos nossos pais logo Logo estamos nos formando e dando o Orgulho e a vida que eles merecem.
Por: Elayne Costa

Os 10 Sonhos de Francisco


1 – Quando menino ele sonhou em ser Presidente do Brasil: Foi Prefeito de Prainha-Pa.

2 – Depois em seu primeiro casamento sonhou em ser Pai: Mas sua esposa faleceu antes de realizar seu desejo e todos diziam que ele não iria deixar sementes no mundo.

3 – No segundo e atual casamento ele continuou sonhando em ser pai: Ele ganhou a Gleyse quando casou com Domingas costa, daí em 20 de Setembro de 1987 eu nasci, depois em 10 de Agosto de 1989 nasceu a Elyane.

4 – Mas como já tinham três meninas ele sonhava em ganhar um filhinho: Então em 23 de Agosto de 1998 nasceu Francisco Jr.

5 – Ele sonhou em ter um computador: Aos seus 50 e poucos anos ele fez um curso de computação e só depois de 10 anos ele pode comprar um computador.
6 – Ele sonhou em ter um carro: Em 2008 ele comprou um carro e com 67 anos ele aprendeu a dirigir.

7 – Ele sonhou em ter um Celular “que levanta a cara” (como diz o papai): E nesse dia dos Pais ele ganhou seu primeiro celular.

8 – Ele sonha em nos ver formadas: Ele já tem uma Psicóloga formada (Gleyse), mas em breve uma Jornalista (Elayne), uma Administradora (Elyane) e depois o “Juninho”se forma também.

9 – Ele sonhou em ser vovô: E hoje é o Vovô “Pantisco” (Como diz a Ana).

10 – E seu último sonho é ter Vida para nos ver Felizes e ser Feliz também!

Feliz Dia dos Pais


No ano passado nosso paizinho ainda estava aqui em Manaus conosco, já tinha saído do Hospital, mas o dia dos Pais ainda foi um pouco triste porque ele ainda estava abatido com a notícia da doença.

Mas nesse ano foi tudo diferente, hoje não só comemoramos com muita alegria esse dia dos Pais, mas também agradecemos a DEUS por derramar a cada dia gotinhas de vida sobre nosso pai e muita, mas muita força para viver!

Esse Francisco é realmente um “Super-Homem”, não foi à toa que no ano passado a Ana Luiza presenteou o vovô com uma camisa do “Super-Vovô”, mas esse ano ele queria uma coisa diferente, mandamos um celular para ele (Um celular que pudesse levantar a "cara"dele), seu primeiro celular com câmera e tudo o mais e também um vídeo-Homenagem do Dia dos Pais! (P.S.: o Celular só não tinha internet. Risos!)

O que ele quis dizer com "celular que levanta a "cara"?

Bem amigos da rede de seguidores do Blog, quando liguei para o papai perguntando se ele tinha gostado do presente do dia dos pais ele ficou uns 5 minutos em silêncio e depois falou: "Olha eu gostei sim, mas eu preferia um celular que levantasse a cara dele". Mas o que isso significa?

Esse foi o celular que o papai ganhou de presente (Ele suspende a "cara" p/ cima)

Mas o celular que ele queria ganhar era um Motorola (Esse sim levanta a "cara" p/ cima)...ENTENDEU? ENTÃO, TCHAU!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sopa de Pedra


O papai sempre gostou de fazer coisas junto conosco, uma delas era assistir ao Programa “Os Trapalhões”, nossa adorávamos o Didi, o Zacarias, O mussum e o Dedé. Em um dos episódios eu me lembro que o Didi fazia o papel de um mendigo e apostou com uma pessoa que passava pela rua que ele podia fazer uma sopa de pedra, mas aquela pessoa não acreditando nele levou o mendigo até a sua casa e lá o Didi fez a festa e preparou a tal sopa.

Acabando de ver a esse episódio eu perguntei pro papai: “Mas papai existe mesmo essa sopa de pedra?” e ele me disse que sim e que sabia fazer também, e eu acreditei! No outro dia na sala da terceira séria com a Professora Renil eu que era bastante “Maroca” e adorava me gabar do papai cheguei toda gabola dizendo que ele sabia fazer a sopa de pedra, mas foi tanta risada nesse dia que eu quase virei uma avestruz colocando minha cabeça debaixo da terra. Fui pra casa triste e pensativa, mas nada me tirava da cabeça que meu pai sabia sim fazer a sopa de pedra!


A Real História da Sopa de Pedra
Sopa de pedra ou sopa da pedra é uma sopa típica da culinária de Portugal, em particular da cidade de Almeirim, situada no coração da região do Ribatejo, considerada a "capital da sopa da pedra".
Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto”. Aparentemente, esta designação encontra-se em muitas culturas ocidentais e tem como base uma lenda ou fábula.
Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa... A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa , como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior... Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.
Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte!
P.S. (A pedra mantem a temperatura da sopa)



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sopa_de_pedra
Por: Elayne

Banho debaixo do Paneiro?



Para quem conhece a vida no interior sabe que o povo interiorano é cheio de crendices. A minha avó é parteira e benzedeira conhecida na minha Cidade como “Dona Luizinha”, ela diz que para uma criança falar cedo é preciso pegar um pintinho e colocar ele para piar dentro da boca da criança, mas o que assombrava mais a curuminzada de lá era o temido “Banho debaixo do Paneiro”, que segundo ela, fazia com que as crianças deixassem de ser choronas e ficassem calminhas, calminhas.

Um belo dia foi vez da Elyane experimentar esse banho, ela queria sair pra brincar na rua com a molecada, mas como o papai tinha muito cuidado conosco ele não permitiu, então ela se danou a chorar chegando a tirar a paciência do papito, ele falou: “Menina olha o banho no Paneiro”, mas como ninguém nunca tinha nos apresentado essa técnica “Acalma Curumim” ela continuou chorando e berrando cada vez mais alto, então o papai pegou a cunhã pelos braços e a colocou debaixo do paneiro e começou a dar pequenas baldadas de água em cima dela, Ah mano! Foi tiro e queda, a Elyane nunca mais quis se quer choramingar e muito menos ouvir falar em paneiro...É! Santo Paneiro.

Por: Elayne

terça-feira, 20 de julho de 2010

PREFÁCIO


Hoje recebi uma mensagem muito importante que dizia assim: “Você lembra? Há 1 ano, esse mesmo dia foi repleto de tristeza e a noite sufocada pelas lágrimas . Nosso pai estava sendo internado na UTI do Francisca Mendes, mas hoje completado um ano, foi um dia de muita alegria e a noite de muita gratidão por que DEUS operou 1 maravilhoso milagre: Renovou a Vida do Nosso Pai. TE AMO MANA...Ass: Elyane Costa"

Há um ano atrás descobrimos que nosso pai sofria de um sério problema, dois Aneurismas (uma na Orta e outro no abdômen) que não podiam ser operados por ser uma operação muito ariscada e poderia levá-lo à morte, ele ficou internado na UTI do Hospital porque sua pressão estava muito alta a ponto de estourar esses aneurismas a qualquer momento, passou uma semana internado na UTI e mais de um mês internado no Hospital e hoje ele vive com a esperança que DEUS possa curá-lo e que lhe conceda muitos anos de vida entre nós.

A vontade de escrever sobre nosso pai não vem de hoje! Tudo começou quando éramos pequeninas e adorávamos escutar as histórias da vida do papai, ele nos falava da vida difícil no interior com uma magia tão grande que parecia ser tão divertida, ele enfeitava de todas as maneiras possíveis e nos mostrava que tudo pode se resolver quando se tem força de vontade.

Uma vez ele nos colocou sentadas na cabeceira da cama e começou a dizer: “Quando eu tinha 10 anos de idade vi minha mãe na roça debaixo de um sol escaldante, fiquei olhando o suor cai do rosto dela e então cheguei perto e lhe disse: Mamãe quando eu crescer eu prometo que serei Presidente do Brasil e tirarei a senhora dessa vida”. Ele não virou presidente, o mais perto que ele chegou disso foi ser Prefeito da Cidade em que nasceu (Prainha-Pa), hoje com 70 anos de idade ele ainda é casado com Domingas Costa, tem 4 filhos, é vovô da Ana Luíza e possui o sorriso mais lindo que uma filha já pode contemplar no rosto de um pai... E escolhi esse dia para criar o blog porque quero partilhar a alegria de estar com meu pai vivo hoje e contar a História de Vida desse homem que se chama Francisco.
Por: Elayne